A Secretaria de Saúde de Juazeiro segue vacinando contra a Hepatite B nos 64 Postos do PSF do município garantindo a imunização desde recém-nascidos até os 49 anos de idade e que jamais tomaram tal vacina. A campanha atende ainda aos que estão com o esquema de vacinação incompleto como forma de prevenir contra a Hepatite B, pois são necessárias três doses da vacina. A Secretária de Saúde, Petrúcya Frazão, aproveita para convocar todos nessa faixa etária a comparecerem à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa levando o cartão para serem vacinados.

Ela lembra que a Hepatite B é uma doença transmitida pelo vírus VHB, que tem predileção por infectar as células do fígado que são diretamente agredidas a exemplo das células de defesa as quais, no processo de combate à infecção, causam uma inflamação crônica. O diagnóstico da doença é feito com base nos exames físico e de sangue, mas, em alguns casos, pode ser necessária a realização de uma biópsia de fígado.

A Secretaria de Saúde esclarece que os sintomas da Hepatite B são semelhantes aos da Hepatite A. Ou seja, náuseas, vômitos, mal-estar, febre, fadiga, perda de apetite, dores abdominais, urina escura, fezes claras e cor amarelada na pele. O melhor caminho para a prevenção é tomar as três doses da vacina com a segunda em 30 dias e a terceira seis meses após a primeira. Já o tratamento cuida de aliviar os sintomas e afastar o risco de complicações. Não há consenso sobre medicamentos antivirais e o paciente não precisa permanecer em repouso, porém moderar a atividade física.