A Secretaria de Saúde em parceria com o SESC está realizando a Campanha Fique sabendo – Teste Rápido de HIV. O resultado sai em 15 minutos, O horário de atendimento é das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

A equipe de atendimento no SESC conta com o coordenador do Programa DST/AIDS Ronildo Oliveira e Ana Paula no Aconselhamento/Roda de Conversa.

O Secretário Giovanni Sampaio lembrou que o diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. Do ponto de vista epidemiológico, pode-se afirmar que o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia.

O que é o Teste Rápido de HIV e como fazê-lo?

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e para chegar ao resultado, o profissional que realiza o teste segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os resultados, é feito outro teste com um terceiro para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. Distribuído gratuitamente para serviços de saúde da rede pública, este teste rápido é utilizado na maior parte das ações do Fique Sabendo do Departameno de DS, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, principalmente devido a sua agilidade e praticidade.