No próximo dia 14, será comemorado o Dia Mundial do Diabetes. E para comemorar a data, a Secretaria da Saúde de Juazeiro preparou atividades de conscientização e cuidados à saúde para alertar sobre do Dia Mundial do Diabetes.

A Secretária de Saúde Petrúcia Frazão alerta que o diabetes é uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas. O diabetes tipo 1 ainda não pode ser prevenido. Acredita-se que sejam fatores ambientais os desencadeantes do processo que pode resultar na destruição das células produtoras de insulina. Isso ainda está sendo estudado cientificamente.

Já o Prefeito Raimundo Macedo lembrou que a diabetes tipo 2 pode ser prevenido em muitos casos, bastando manter um peso saudável e um corpo fisicamente ativo. Além de garantir o bem estar dos pacientes, a prevenção do diabetes também evitará uma sobrecarga nos sistemas de saúde. Pessoas com diabetes tipo 2 têm o dobro de chances de sofrer um ataque cardíaco. Pacientes de alto risco podem ser facilmente identificados através de um simples questionário. Há evidências concretas que manter um peso saudável e praticar atividade física moderadamente pode ajudar a prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2.