Os preparativos finais para a realização da terceira maior romaria deste município já estão sendo ultimados. A expectativa é de que cerca de 350 mil fiéis participem da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, tradicional pelo cortejo luminoso que ganha ruas e avenidas da cidade e que amplia a fé dos romeiros em Nossa Senhora e em Padre Cícero.

O evento de cunho religioso, já tradicional no município, é conhecido também pelo cortejo luminoso que ganha ruas e avenidas da cidade e que amplia a fé dos romeiros em Nossa Senhora e em Padre Cícero.

Reuniões envolvendo órgãos da administração local estão acontecendo na perspectiva de serem criados mecanismos que ofertem melhor condição de tráfego de veículos em ruas e avenidas próximas à Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, onde o fluxo de pessoas é consideravelmente maior do que em outras áreas do município, durante o período da romaria.

Na praça dos romeiros, próxima à Basílica, a quantidade de caminhões pau de arara e de ônibus que fazem o transporte dos peregrinos também será responsável pela elaboração de um planejamento específico para a área, em relação ao trânsito.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho vem mantendo, desde o início desta semana, contatos com ambulantes que trabalham em barracas próximas aos locais de concentração religiosa no intuito de que seja ofertado atendimento de qualidade aos fiéis, bem como a higienização dos locais de comercialização de produtos seja mantida durante os dias de evento.

Os permissionários dos boxes que funcionam no Centro de Apoio aos Romeiros estão sendo orientados em garantir a qualidade dos produtos que serão vendidos nestes locais e a higiene no interior e nas áreas próximas aos boxes. Já os proprietários de Ranchos e de pousadas que garantem abrigo aos peregrinos durante as romarias, estão novamente sendo chamados a observar as condições de acomodação que será ofertada aos fiéis conforme o que foi estabelecido no ano passado através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), determinado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) que deverá realizar inspeções em locais de hospedagem a partir da próxima semana.

Romaria

O evento religioso acontece no período no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro e, para a edição deste ano, estão programadas diversas atividades artístico culturais. A secretária de Cultura e Romaria do município de Juazeiro do Norte, Marli Bezerra, informou que para este ano exposições temáticas serão realizadas no Memorial Padre Cícero. Segundo ela, no local serão apresentadas obras de artistas do município e de colaboradores de outras regiões que também são fieis à Nossa Senhora.

No Largo do Socorro, bem como na Basílica de Nossa Senhora das Dores, através de parceria com o Sesc, haverá apresentação de grupos folclóricos e distribuição de caldos e sopas aos fiéis. “Há uma gama de atividades que já estão programadas durante todo o período da romaria. Além das atrações folclóricas e culturais, e de todo o trabalho de infraestrutura, trânsito e hospedagem que as demais secretarias já estão ultimando, como forma de garantir o bom atendimento aos romeiros, também serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, através das equipes de saúde do município”, ressaltou Mari Bezerra.

Conforme a Secretária, a administração também está buscando, junto ao Ministério dos Transportes, em Brasília, uma liberação especial para que os veículos pau de arara, que transportam romeiros para Juazeiro do Norte no período da romaria, não encontrem tantas dificuldades em postos de fiscalização rodoviária.

Durante a realização da Romaria de Finados no ano passado, dezenas de motoristas acabaram multados ou tiveram o veículo apreendido em postos da Polícia Rodoviária Federal por fazerem o transporte de pessoas em carros do tipo pau de arara.

“Nós estamos tentando que haja uma sensibilização por parte do Ministério dos Transportes, inclusive já há uma informação de que a própria Diocese de Crato também encaminhou solicitação no sentido de colaboração do órgão mas, como trata-se de legislação nacional e, até o momento não houve retorno das solicitações, o que deverá acontecer são novas multas aos motoristas destes transportes, infelizmente”, lamenta.

Marli Bezerra destaca que a Romaria abre o circuito anual de romarias no município e que, para todo este ano, a determinação é de que os peregrinos possam ser acolhidos de maneira diferenciada em relação a edições anteriores das romarias. “Embora para muitos a participação dos romeiros signifique apenas uma manifestação de cunho religioso, para o município a presença dos fiéis nas datas de romarias oportuniza o crescimento de diversos setores”, avalia.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Mais informações:

Secretaria de Cultura e Romaria
Rua Santo Agostinho, s/nº
Centro
Juazeiro do Norte
Telefone: (88)3512.3380